Bahiainveste marca presença ativa no PDAC 2025, em Toronto

Bahiainveste marca presença ativa no PDAC 2025, em Toronto e reforça papel da Bahia na mineração sustentável

A Bahiainveste participou ativamente da convenção PDAC 2025, que aconteceu até esta quarta-feira (5), em Toronto, no Canadá. O presidente da BahiaInveste (@investebahiaoficial), Paulo Guimarães ao lado do vice-presidente da CBPM, Carlos Borel (@borelneto), e o gerente de Geologia Básica e Aplicada, Williame Medeiros (@willcaverna) integraram a delegação brasileira no evento, considerado o mais importante evento global do setor mineral.

Um dos palestrantes do PDAC 2025, o vice-presidente da CBPM destacou o papel da companhia na promoção de projetos de mineração de baixo carbono na Bahia. Na ocasião, Borel abordou como a CBPM vem liderando iniciativas para atrair investimentos em mineração sustentável, com foco em minerais essenciais para a transição energética e a indústria de alta tecnologia.

A participação da Bahiainveste e da CBPM no PDAC 2025 reforça a posição da Bahia como um dos principais polos minerais do Brasil e um destino atrativo para investidores do setor. O evento permitiu a ampliação do diálogo com players e investidores internacionais, o fortalecimento de parcerias estratégicas com os governos das principais províncias do Canadá e a divulgação do potencial mineral da Bahia, consolidando o estado como referência em mineração sustentável e inovação no setor mineral.

Para Paulo Guimarães, a missão da Bahiainveste é clara: atrair investimentos que promovam o desenvolvimento sustentável, gerem empregos e melhorem a qualidade de vida dos baianos.

Reunião com ministro de minas de Ontário

Ainda nas agendas, a oportunidade de conversar com o ministro de Minas de Ontário culminou na discussão de oportunidades de cooperação entre a província canadense e a Bahia.

Na ocasião, foram debatidas diversas possibilidades de parceria entre as instituições e o Ministério de Minas de Ontário com destaque para a apresentação de oportunidades de investimentos para empresas canadenses, a infraestrutura e o ambiente de negócios do estado, além de colaborações com universidades e centros de pesquisa. Outro ponto discutido durante o encontro foi a troca de experiências sobre os marcos regulatórios da mineração, especialmente no que diz respeito ao licenciamento ambiental.

Reunião com Governo de Quebec

Além disso, ainda na oportunidade, Paulo Guimarães, diretor-presidente da BI, juntamente com seus pares, dialogou com o Governo de Quebec para explorar diversas possibilidades de cooperação com a Bahia.

O foco das discussões incluiu Bahiainveste e CBPM, além da apresentação de oportunidades para empresas canadenses, o ambiente de negócios e a infraestrutura do estado. Também foram abordadas parcerias com universidades e centros de pesquisa, bem como questões regulatórias da mineração, especialmente no que se refere ao licenciamento ambiental.

“Nesse contexto, estamos avançando nas tratativas para a formalização de um Memorando de Entendimento entre a Bahia e Quebec, uma parceria que poderá trazer grandes benefícios para o nosso Estado”, ressaltou Paulo.

Esse acordo poderá fortalecer ainda mais a relação entre as duas regiões, impulsionando investimentos e fomentando o desenvolvimento sustentável da mineração na Bahia.

fonte: ASCOM/BI

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *